Para fazer laços no rio da linha Maxima para as minhas pontas afundantes, uso um nó de cirurgião duplo. 95% das vezes é 10lb/5% 12lb. É rápido e mais do que forte o suficiente. Nunca vi a necessidade de um nó de cirurgião triplo. Anos atrás, quando eu estava a pescar à corrico no oceano por salmões prateados e reis com linha de 15 ou 20 lb (e ocasionalmente 12 lb, o que quer que a carretilha tivesse), eu usava um nó de cirurgião simples em conexões com mergulhadores e flashers, exclusivamente. Nunca foi um problema.
Não tenho certeza se já tive um nó de cirurgião duplo quebrado em uma truta-arco-íris. Bem, não um que eu possa lembrar rapidamente. Mas com um nó Clinch (ou agora o Double Davy que eu uso) fixando a linha ao anzol, quando eu enrosco em uma rocha ou um galho distante e aplico uma grande quantidade de puxão direto para romper a linha, ela quebra na maioria das vezes no nó de cirurgião duplo. Em um peixe, quando um se rompe, geralmente acontece logo acima do anzol, até um pé ou mais. Eu acho que o peixe o cortou de alguma forma ou um corte ocorreu na rotina de lançar e pescar.
O novo T-11 verde é menos resistente a cortes (para uma linha puxada bem apertada) do que o material marrom mais antigo. Eu prefiro o material antigo. Ao usar o verde, às vezes eu pré-amarro uma seção muito curta (2 ou 3 polegadas) de 20lb Maxima com laços Perfection em ambas as extremidades. Então eu laço uma extremidade disso à extremidade do meu T-11 e a linha de 10lb à outra extremidade. 20lb não cortará o revestimento do T-11 como 10lb.
Ao preparar minhas linhas de verão caseiras, na faixa de 10-13 pés, o laço da extremidade (geralmente 20 lb Maxima) é sempre feito com um laço Perfection.